![]() |
---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Atentando para fato de que o terreno escolhido tem um grande desnível e para que o projeto não se destoasse da região com grandes gabaritos foi decidido projetá-lo semi enterrado.
PROJETO ACADÊMICO : Museu de Astronomia de Parelheiros
DISCIPLINA: Projeto Arquitetônico : Espaço e Sociedade
LOCALIZAÇÃO: R. São Sebastião da Barra - Parelheiros - Zona Sul do Município de São Paulo
INTEGRANTES: Stéphany Barna Guzman e Bruna Eiko Koide
FERRAMENTAS USADAS: AutoCAD e Photoshop
Trata-se de um projeto acadêmico de um museu de astronomia que conta com um planetário. O projeto tem com objetivo a valorização e conscientização da preservação da região.
Tomando como base a Via Láctea o projeto foi distribuído de forma que o núcleo seria o planetário e seus espirais seriam o museu, outra analogia são as paradas das rampas e passarelas com núcleo e o trajeto que buscam os pedestres através de miolo de quadra com paradas de observação sobre o córrego, criando grandes passeios, como os dos espirais.
Distribuição
Soluções projetuais
Ficha Técnica
+ Sobre o Projeto

O projeto está situado na região de Parelheiros e tanto o local como as opções de terreno e a temática museu foram determinadas pela disciplina, cabendo as autoras escolherem dentro dessas possibilidades qual terreno usar, e o tema do museu.
DISCIPLINA: Projeto Arquitetônico : Espaço e Sociedade
LOCALIZAÇÃO: R. São Sebastião da Barra - Parelheiros - Zona Sul do Município de São Paulo
INTEGRANTES: Stéphany Barna Guzman e Bruna Eiko Koide

Fonte: Google e Stéphany Guzman e Bruna Koide com edição

Fotos da Maquete Física







Projeto Completo







É possível notar que, apesar do projeto ser semi enterrado, as autoras tiveram a preocupação com a ventilação natural em cada ambiente, realizando um escalonamento do edifício principal e criando aberturas de diversas alturas voltadas para as orientações cardeais que possuem o predomínio dos ventos no Estado de São Paulo, deixando cada ambiente com sua própria abertura para circulação do ar.

Fonte: Stéphany Guzman e Bruna Koide
Fonte: Stéphany Guzman e Bruna Koide
Seguindo as instruções da disciplina, as autoras deram início a um breve estudo da região incluindo desde suas leis vigentes até sua história para que fosse possível determinar qual o melhor terreno para o projeto e qual seria o tema abordado pelo museu. Durante a pesquisa e visita ao local, as autoras tomaram conhecimento do bairro Vargem Grande que está localizado em uma cratera, vulgo "Cratera da Colônia", a qual cientistas acreditam ter sido criada como resultado da queda de um asteroide há milhões de anos. Partindo dessa curiosidade as autoras decidiram que o tema do museu seria astronomia, para que a população tomasse conhecimento do assunto e da preservação do local, já que trata-se de uma área considerada sítio geológico pela Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), entre outro títulos que a região possuí.
Temática

Fonte: Google com edição


Fonte: SBT com edição
http://geografoss.blogspot.com.br/ com edição

Depois que o tema e o terreno foram determinados as autoras buscaram referências para estabelecer a volumetria da edificação, se inspirando na Via Láctea compostas de núcleo e espirais.
Partido Arquitetônico
Painel Conceito
