top of page

PROJETO ACADÊMICO: Biblioteca FAUAM

DISCIPLINA: Projeto Arquitetônico: Programas Complexos

LOCALIZAÇÃO: R. Jaceru - Vila Gertrudes - Zona Sul  do Município de São Paulo

INTEGRANTES: Stéphany Barna Guzman e Bruna Eiko Koide

FERRAMENTAS USADAS: AutoCAD e Photoshop

    Trata-se de um projeto acadêmico para criação biblioteca no terreno ao lado do campus de uma universidade existente. O projeto é dinâmico, preocupado com acessibilidade, conforto ambiental, preservação da vegetação existente e possuí plantas livres,  sem paredes, deixando os ambientes flexíveis para usos futuros. A volumetria do edifício foi projetada simulando livros empilhados.

Fotos da Maquete Física

Ficha Técnica

+ Sobre o Projeto

Fonte: Google Mapas com edição 

    Neste projeto a disciplina determinou o terreno, temática (edifício biblioteca) e um dos acessos à biblioteca (que seria através de uma rampa ou passarela com a sua partida do segundo pavimento do edifício da universidade).

DISCIPLINA: Projeto Arquitetônico: Programas Complexos

LOCALIZAÇÃO: R. Jaceru - Vila Gertrudes - Zona Sul  do Município de São Paulo

INTEGRANTES: Stéphany Barna Guzman e Bruna Eiko Koide

Projeto Completo

+ biblioteca

    A partir dessas condições as autoras deram início a uma análise do terreno e seu entorno, identificando uma grande quantidade de árvores no local, além de uma rua sem saída que dá acesso ao terreno determinado pela disciplina. Observadas as condições encontradas no entorno do terreno, as autoras decidiram incorporar ao projeto tanto as árvores preservadas, a rua sem saída (que se tornaria o acesso de pedestres tanto em nível quanto através de uma rampa que da acesso ao segundo pavimento da biblioteca e para universidade) e o atual acesso para universidade e estacionamento (que se tornaria a entrada de serviço para todas as edificações).

Acessos

Fonte: Stéphany Guzman  e Bruna Koide com edição

    Durante o processo de criação da volumetria do edifício biblioteca foram realizadas pesquisas de referências, definindo assim que a volumetria do projeto seria mais dinâmica, com fachadas que trouxessem movimento ao edifício se inspirando em livros empilhados.

Partido Arquitetônico

Painel Conceito

    Para as aberturas nas fachadas foi levado em consideração o conforto ambiental na construção, sendo que cada fachada foi trabalhada para proporcionar ambientes agradáveis. Um exemplo disso são as fachadas onde há sombreamento natural proporcionado pelas grandes árvores nas quais foram criados grandes planos de vidro para aproveitar a paisagem e a sombra, pois as aberturas se encontram na altura das copas. Também foi criado paginação de piso como no pavimento da cobertura e em todo o entorno do projeto que liga a biblioteca criada à faculdade existente.

Fachadas

Fonte: Stéphany Guzman  e Bruna Koide 

Fonte: Stéphany Guzman  e Bruna Koide 

    Através da maquete física é possível notar a dinâmica e o movimento das fachadas do projeto como já citado anteriormente. Ainda pode ser visto a grande rampa criada a partir da antiga rua sem saída até o segundo pavimento e a passarela entre as árvores que liga o segundo pavimento da biblioteca com o segundo andar do edifício da universidade.

Maquete Física

Fonte: Stéphany Guzman  e Bruna Koide 

bottom of page